Metamorfose ambulante

Pensamentos, opiniões, desabafos


Em um país onde a maioria da população (73,8%) se considera católico, seguido pelos evangélicos 15,4% a religião parece ser algo importante e marcante no Brasil. O país dos feriados tem, apenas nacionais 11, onde em média 5 deles são religiosos de origem católica. Mas em um país tão religioso, os que se denominam ateus que são apenas 7,4% são maiores conhecedores de religião segundo a pesquisa divulgada pela revista Galileu.
Foram elaboradas perguntas sobre: Bíblia, tradições religiosas e relação entre Igreja e Estado. Os que se considerem sem religião acertaram em média 20,9 das questões. Daqueles que se denominam de alguma religião os judeus foram os que mais acertaram em média 20,5 e em segundo os mórmons com 20,3.
Bem abaixo ficaram católicos e protestantes. Ambos, segundo a pesquisa demonstraram desconhecimento em questões da sua própria religião. Muitos católicos não conheciam o real sentido do pão e do vinho e os protestantes 55% não identificaram Lutero como líder da reforma protestante. Mas aqueles que são maioria, os católicos, receberam a pior nota relacionada a perguntas sobre a bíblia, os ateus receberam a maior.
É provável que o grande conhecimento dos descrentes, ateus, ou mesmo sem religião se explique por que conhecem bem a religião e por isso mesmo se decepcionam com elas, como explica o professor de Ciências da Religião Pontifícia Universidade Católica da PUC-SP: "Geralmente não se nasce numa família de ateus. Ser ateu exige uma migração consciente, que pode acontecer quando a pessoa conhece bem uma religião e de desilude" diz.
Católico, evangélico ou ateu, percebemos que em nosso país, muitas vezes a religião torna-se um pretexto de brigas, devido a interpretações, crenças, política e dinheiro. Mas é emergente a necessidade de sabermos mais sobre cada uma delas, antes de criticar ou mesmo questionar, pois o preconceito e essa guerra religiosa nada mais é que fruto da ignorância.

3 comentários:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
com toda certesa isso é veridico. A verdade é que as pessoas só veem aquilo que a religião proporciona. Não questionam, não pesquisam, não indagam.

Este comentário foi removido pelo autor.

Fé não traz inteligencia, não é esse o dilema, acreditar sem ver? Antes cedo cego de um olho que dos dois.

Postar um comentário