Metamorfose ambulante

Pensamentos, opiniões, desabafos


Preciso de mudanças constantes
de momentos fascinantes.
De grande atos
produzidos pelo acaso.


O diferente me atrai,
a inconstância me distrai,
até que o diferente
se torna banal novamente.

É então que prefiro o igual,
ou até mesmo o normal,
para a rotina mudar
o cotidiano alterar.

Vejo na  vida a beleza da mudança.
Ser de fases, de inconstâncias.
De ter a certeza do que pensar e ser,
e mudar tudo quando o dia nascer.

Tornei minha efemeridade habitual?
Minha inconstância banal?
Então é hora de mudar, enfim.
E fazer disto um ciclo sem fim.


"Essa não é mais uma carta de amor, são pensamentos soltos traduzidos em palavras pra que você possa entender o que eu também não entendo..."


Para: pessoa amada


Tão simples, claro e sem jogos, sem mistérios e segredos,
Simples como respirar e igualmente essencial
Sutil e silencioso ao mesmo tempo avassalador
Um paradoxo que não que não tenho a pretensão de entender
Nem de explicar, apenas de viver e sentir enquanto puder
Simplesmente não tendo o amanhã, só o anseio do pra sempre.
Simplesmente não tendo um lugar, só o anseio de estar juntos.
Para que quando lembrarem de nós, ou sentirem nossa falta
simplesmente poder dizer: não se preocupe conosco, somos felizes.



Desde o fracasso da seleção na Africa do Sul, o Brasil vem sonhando com a copa de 2014 e com a volta gloriosa da nossa seleção.  Sabemos que para trazer uma copa para essas terras tupiniquins não é preciso apenas investir no esporte, mas em todas as áreas do país. Mas, sabemos que as vitrines do "país do futebol"são os estádios,  responsáveis por investimentos de milhões aos cofres públicos.Porém, a pergunta que não quer calar: e depois da copa? Parece que a resposta é DEMOLIÇÃO.
Em 2012 Londres sediará as Olimpíadas, e o majestoso estadio olímpico que ainda está sendo construído  já tem seu destino traçado: a demolição. A obra completa custará a bagatela de 1,2 bilhões e logo após o encerramento será levado ao chão, a causa:  um espaço grande de mais para a população local, despesas superando os lucros. A proposta é aproveitar o local para fazer um estadio menor, adequado a torcida.
O Brasil parece ter o mesmo destino, principalmente os estádios de Manaus, Brasilia, Cuiabá e Natal. A futura Arena de Manaus possui uma quantidade pequena de torcedores para a grandiosidade do projeto, O campeonato estadual de Manaus reuniu ao todo 37.971 torcedores, o projeto prevê 47 mil lugares. Os jogos rendem em torno de R$ 339 mil por ano, a despesa por mês após a reforma será de R$ 400mil.
Diante dos grandiosos estádios, projetados para receber torcedores de todo o mundo, e depois da festa mais  esperada do Brasil, restarão grandes reformas caras e sem aproveitamento. Com arquibancadas vazias e contas cheias, a demolição parece ser uma alternativa cogitada, como revela o ministro da economia Augusto Mateus "É mais fácil pôr abaixo que dá prejuízo".
Nos resta saber, que um dos maiores investimentos do nosso país, que custará ao bolso de cada brasileiro terminará em ruínas.



Sinto falta do que é essencial
um sorriso por nada demais
uma lágrima de fato sentimental
um olhar que expresse algo mais...


Sinto falta daquilo que é banal
de não se preocupar com o tempo
expressões sem trejeitos, só o trivial
de apenas sentir o vento


Sinto falta daquilo que importa
de ler um bom livro, uma bela poesia
ouvir uma musica que me toca
uma amizade, um amor, uma companhia


Sinto falta daquilo sem valor
um conselho não seguido
"palavras ditas no liquidificador"
daquilo que nem sequer foi dito


Apenas sinto falta, 
de pequenas e grandes coisas
que tornam a vida o que ela é
de momentos e escolhas.

             
               Por volta do meio dia o cansaço e a vontade enorme que aquele sinal toque, para que desesperadamente possa voltar pra casa. Para a maioria dos alunos, a aula é sempre uma chateação, o mesmo ocorre com os alunos que estudam em outros turnos.
 Para desespero de todos nós, pobres estudantes, que passamos por ano no mínimo 800 horas em aula durante todo o ano e vivemos a clamar por férias, a coisa pode mudar, para pior. O senado, conhecidos no Brasil por seu árduo trabalho e horas de exaustão, aprovou um projeto que de lei que aumenta para 960 horas a carga mínima nas escolas.
 Não caros colegas estudantes, não teremos nossas férias diminuídas, o projeto prevê que não muda os 200 dias de aulas que temos anualmente, mas que passemos mais tempo do nosso dia na aula. A preocupação que tenta justificar este projeto é que o conteúdo passado é insuficiente.  O mais contraditório, é que ao invés de pensar em melhorar a qualidade das escolar em si ou dos professores eles pensam justamente em aumentar nossa carga horária. O diretor  escolar lvaro Moreira Domingues Júnior, acredita que esticar o horário não basta. “Mais importante do que uma quantidade da jornada de horas, de aumentar a quantidade de horas/aulas, realmente é a qualidade dessas horas trabalhadas” argumentou em entrevista ao Jornal Hoje.
 O projeto ainda passará pela Câmara de deputados, onde pessoas como o nosso deputado mais famoso, o Tiririca, decidirão se o projeto será executado ou não, se for as escolas terão dois anos para se adaptar. Então queridos estudantes é melhor aproveitar, ou mesmo agradecer pelo horário em que saem da aula.




Fim de uma tarde de sexta feira, ao toque do berimbau e do tambor num ritmo contagiante, os integrantes do Projeto Alma chamam a atenção dos estudantes da UFMA para a roda. A capoeira vai começar. O pátio da universidade torna-se o local da celebração da cultura negra.
As demonstrações de capoeira na Universidade Federal do Maranhão é uma iniciativa do Projeto Alma, fundado em março de 2010 e coordenado pela professora Herli de Sousa Carvalho, que vem desenvolvendo junto com os capoeiristas as rodas de capoeira por considerar de relevância ao meio acadêmico e a cultura negra. “É importante disseminar a cultura negra, e aqui na UFMA há também os cotistas – cotas de negros”.
 A primeira roda atraiu alguns universitários, hoje praticantes do esporte. Como estudante de Comunicação Social Mário Lima, que viu nas rodas de capoeira uma oportunidade, teve “interesse de fazer desde a infância, mas tive oportunidade agora”. E a continuidade do projeto deve-se a esta boa receptividade dos alunos, como ressalta a professora Herli: “É um projeto que envolve todos os cursos, a receptividade é boa, provoca a participação”.
O capoeirista e professor de psicologia, Fabio Cárdias, trouxe da Universidade de São Paulo para Imperatriz este esporte, e na UFMA encontrou o local ideal para disseminar esta cultura “ A capoeira é um caminho de alto iluminação e a UFMA agora é minha casa”.
Depois da demonstração, repleta do som do berimbau, das palmas dos participantes e das performances dos capoeiristas, o acontecimento é encerrado com uma homenagem “Dedicamos esta roda as crianças mortas naquela escola e a família do Adão”- estudante de enfermagem, cujo o pai morreu recentemente. A roda se desfaz deixando uma mensagem de paz e protesto.




As mãos estão suando, as pernas tremendo, o nervoso e a vergonha me invadem, mas então me encho de coragem e finalmente abordo o senhor e falo "Bom dia, sou estudante de jornalismo e gostaria de..." O senhor ergue uma sobrancelha e me interrompe falando com desprezo "Estudante?!" vira as costa e sai.
Saí mais uma vez ao sol quente do meio dia a é, sem o carro da emissora, sem o crachá de jornalista, só uma cara limpa; sem uma câmera ou gravador apenas o celular. Finalmente encontro alguém que aceite me dar uma entrevista, vou correndo para casa no "busão"editar minha matéria sem a presença de um editor, imprimo sem uma diagramação e sem a possibilidade de uma publicação, pois somente o meu professor irá lê-la.
Esta é a carga de ser um estudante, têm menos ou nenhum recurso, nenhuma credibilidade ou nome. Um belo ensaio para a futura profissão que quero seguir

( Crônica escrita no 1° período do curso de comunicação sobre a minha primeira matéria)