Metamorfose ambulante

Pensamentos, opiniões, desabafos


Em um país onde a maioria da população (73,8%) se considera católico, seguido pelos evangélicos 15,4% a religião parece ser algo importante e marcante no Brasil. O país dos feriados tem, apenas nacionais 11, onde em média 5 deles são religiosos de origem católica. Mas em um país tão religioso, os que se denominam ateus que são apenas 7,4% são maiores conhecedores de religião segundo a pesquisa divulgada pela revista Galileu.
Foram elaboradas perguntas sobre: Bíblia, tradições religiosas e relação entre Igreja e Estado. Os que se considerem sem religião acertaram em média 20,9 das questões. Daqueles que se denominam de alguma religião os judeus foram os que mais acertaram em média 20,5 e em segundo os mórmons com 20,3.
Bem abaixo ficaram católicos e protestantes. Ambos, segundo a pesquisa demonstraram desconhecimento em questões da sua própria religião. Muitos católicos não conheciam o real sentido do pão e do vinho e os protestantes 55% não identificaram Lutero como líder da reforma protestante. Mas aqueles que são maioria, os católicos, receberam a pior nota relacionada a perguntas sobre a bíblia, os ateus receberam a maior.
É provável que o grande conhecimento dos descrentes, ateus, ou mesmo sem religião se explique por que conhecem bem a religião e por isso mesmo se decepcionam com elas, como explica o professor de Ciências da Religião Pontifícia Universidade Católica da PUC-SP: "Geralmente não se nasce numa família de ateus. Ser ateu exige uma migração consciente, que pode acontecer quando a pessoa conhece bem uma religião e de desilude" diz.
Católico, evangélico ou ateu, percebemos que em nosso país, muitas vezes a religião torna-se um pretexto de brigas, devido a interpretações, crenças, política e dinheiro. Mas é emergente a necessidade de sabermos mais sobre cada uma delas, antes de criticar ou mesmo questionar, pois o preconceito e essa guerra religiosa nada mais é que fruto da ignorância.

Tenho certeza que tá todo mundo me olhando, como sempre é claro, um neguinho que mora na Cafeteira em lugar chique como esse. Por que o cara que mora na favela tem que ser trombadinha?
Isso que dá, meu chefe pedir logo pra mim que sou apenas office boy para entregar esse envelope cheio de dinheiro. Eu vi a cara da recepcionista quando eu entrei com esse envelope e pedi pra subir ao quarto do Doutor Tavares, ela me olhou como se eu fosse roubar algunma coisa, na verdade todos me olharam assim, puta preconceito!
Só aqui nesse elevador que ninguém pode me ver , que não sinto aqueles olhares desconfiados. Bando de riquinhos preconceituosos. Ah não! Lá vem uma riquinha, lorinha e patricinha. Será que ela vai querer ficar no mesmo elevador que eu? Puta Preconceito!
Olha só, não é que ela entrou? Deve está morrendo de medo, ela deve achar que vou assaltá-la.
-Isso é um assalto!
-Não minha senhora, eu não vou te assaltar, eu só quero entregar esse envelope que meu chefe pediu.
-Você não entendeu, isso é um assalto!!!!
"Maluco, a patricinha puxou uma arma, eu não acredito nisso, é pegadinha.
-Haha... você vai me assaltar?
-Por que? Só por que eu sou mulher, loira e com cara de rica? Puta preconceito!